terça-feira, 27 de novembro de 2012

Especial Jaspion



A História 

No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro.

Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros. Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo (metal Ejinium); a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante.

Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.


Dez coisas que você não sabia 

1 | Jaspion obteve um sucesso tão grande, que mesmo sendo exibido em uma emissora de porte pequeno como a TV Manchete, sua audiência superava a da Globo que contava com programas como o da Xuxa, líder absoluto de audiência na época. A série chegou até conseguir picos de 14 pontos, os maiores da história da TV Manchete.

2 | Jaspion veio do inglês Juspion que é uma aglutinação das palavras Justice e Champion e foneticamente adaptada ao português como Jaspion.

3 | O ator que interpretou Jaspion, Hikaru Kurosaki, há muito tempo deixou a carreira artística e hoje vive como instrutor e guia de mergulho submarino no litoral de Okinawa, juntamente com sua esposa, a serviço da empresa Mother Earth (Mãe Terra).

4 | A atriz que interpretou Anri (Kiyomi Tsukada) interpretou a fotógrafa Gunko em Machineman e fez uma aparição em Shaider (como Vivian), e hoje mora no estado americano do Texas.

5 | O ator Hiroshi Watari criou sua própria vestimenta para compor o personagem Boomerman e assim participar do seriado.

6 | Em alguns episódios é possível ver o logotipo da Suzuki na lateral da Allan Moto Space.

7 | Jaspion foi dublada na Álamo, que anos depois dublaria diversos animes como Dragon Ball. O personagem-título foi dublado por Carlos Takeshi, que também dublou Change Griffon em Changeman, algumas pontas no anime Comando Dolbuck, no tokusatsu Winspector e Tremi de Sagitário em Cavaleiros do Zodíaco (versão Gota Mágica). Na última vez que foi visto, Takeshi apareceu como apresentador do programa InfoShop no canal Shoptime.

8 | Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Líbero Miguel (Satan Goss e Iki), Carlos Laranjeira (Boomerman e Hiroshi), Marcos Lander (algumas pontas), Renato Master (Senhor Akiyama), Mário Vilela (algumas pontas), Eleu Salvador (Sr. Yada no episódio 23 e Gasami 2 no episódio 25), Borges de Barros (Edin) e Francisco Borges (Primeira voz do MacGaren até o episódio 16 e narrador da série inteira; falecimento mais recente ) e Ricardo Medrado (MacGaren a partir do episódio 17).

9 | Sempre que Satan Goss aparecia para enfurecer algum monstro o narrador Francisco Borges dizia "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis", mas isso aconteceu somente até o episódio 26, daí para frente o narrador deixou de falar essa frase.

10 | Jaspion não fez um grande sucesso no seu país de origem, o Japão. Com 46 episódios filmados e um episódio especial, não chegou a ser um fracasso. O Brasil até hoje continua sendo o país com o maior número de fãs de Jaspion no mundo.